19 de Abril, Dia dos Povos Indígenas!

Conheça a data:


Essa data surgiu a partir do primeiro Congresso Indigenista Interamericano, um evento que ocorreu no México, em 1940, reunindo representantes indígenas de diversas etnias e países das Américas para discutir a situação desses povos no continente.

O Dia dos Povos Indígenas foi criado inicialmente como "Dia do Índio", no governo de Getúlio Vargas em 1943. Na ocasião, foi proposta a instituição de uma data para os povos indígenas, e o dia 19 de abril foi escolhido por ser o dia em que representantes dos povos indígenas se reuniram no primeiro Congresso Indigenista Interamericano, em 1940 no México. 

Em 2022, a Lei 14.402/22 determinou que o Dia do Índio passaria a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. A medida foi tomada pela deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), o Projeto de Lei foi aprovado em 4 de maio, e depois vetado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Em julho, o Congresso Nacional derrubou o veto e a lei foi publicada. Segundo o projeto de lei, o objetivo da mudança era atualizar para uma nomenclatura mais respeitosa e mais identificada com a diversidade das comunidades indígenas, fazendo a justa homenagem que deve ser prestada por esta data. 


O termo “povos indígenas” é preferido pelos povos nativos, que veem a designação “índio” como preconceituosa. A etimologia da palavra “indígena”, que significa "natural daquele lugar", "originário” ou “nativo daquele lugar”, é uma forma mais precisa pela qual devemos nos referir aos diversos povos que, desde antes da colonização, vivem nas terras que hoje formam o Brasil. O termo "índio" foi criado quando os portugueses chegaram ao Brasil e acharam que haviam chegado às Índias, e o erro da denominação nunca foi corrigido. O estereótipo do “índio” alimenta a discriminação, o peconceito e o racismo, instiga a violência física e a usurpação de terras que está até hoje numa luta constitucional de proteção. 


Esse ano, pela primeira vez na História, o Brasil vai celebrar oficialmente o Dia dos Povos Indígenas, no próximo dia 19 de abril (2023). A Lei nº 14.402, publicada em 8 de julho de 2022, estabelece a nova denominação e revoga o decreto anterior. A data é dedicada a celebrar a diversidade, a cultura e a herança indígena em todo o continente.

Segundo a deputada Joenia Wapichana, é muito importante que todos estejamos muito atentos a esse tipo de mudança, pois faz parte do desconstruir esse "índio", como se fosse um único ser ou um único povo. O Brasil possui hoje mais de 300 povos, com diversas particularidades, costumes, línguas e condições existenciais. O Brasil é território indígena.

Em um balanço parcial do Censo de 2022, divulgado no início de abril deste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou que a população que se considera indígena registrou crescimento significativo em pouco mais de uma década, passando de quase 900 mil pessoas em 2010 para quase 1,65 milhão.


Os povos indígenas fazem parte da história e da identidade do Brasil nos mais diversos aspectos, estão presentes em conhecimentos diversos, na culinária, nos costumes, na língua, no folclore, nas festas populares do Brasil, e muito mais. Fora seu papel indispensável na preservação do meio ambiente e na conscientização tão paciente sobre esse assunto. Sem os povos indígenas, o Brasil nada seria. 

Alguns exemplos de costumes de povos indígenas que foram incorporados no dia a dia do brasileiro são: o hábito de se deitar em rede, de utilizar a mandioca na culinária, do uso de ervas medicinais e nas crenças do folclore (curupira, Iara, Saci e outras lendas).  Eles também têm influência em nosso hábito de tomar banho com frequência (até mesmo mais de uma vez no dia), contribuindo para as práticas de higiene em escala populacional.

O Empório Muritiba é um empreendimento parceiro dos povos indígenas que aprecia, honra, dissemina e respeita essas culturas, numa aliança em prol da valorização, visibilidade,  inclusão e direitos dos povos nativos. 

Dia 19 de abril é uma data muito especial no calendário brasileiro, pois é o Dia dos Povos Indígenas, os Povos Originários e, apesar de que esse dia deveria ser todos os dias, é importante celebrar essa data para que possamos acabar cada vez mais com os preconceitos, mostrar respeito, reparar a história, reconhecer a diversidade, riqueza cultural e seus direitos, e lutar por mais responsabilidade social e políticas públicas para esses povos tão preciosos e tão pouco enxergados. 

VIVA OS POVOS INDIGENAS ! 


Fontes:

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/04/17/como-surgiu-o-dia-dos-povos-indigenas-e-por-que-ele-e-comemorado-dia-19-de-abril-entenda.ghtml 

https://blog.uninassau.edu.br/dia-dos-povos-indigenas/ 

https://sagresonline.com.br/dia-dos-povos-indigenas-e-celebrado-pela-primeira-vez-na-historia/ 

Deixe um comentário