Descubra a exótica flor de jambu!

A FLOR DE JAMBU


O Jambu, Acmella oleracea, também conhecido como jamburana e agrião do Pará, agrião-da-amazônia, agrião-do-norte, agrião-bravo, abecedária, agrião-do-brasil, erva-maluca, botão-de-ouro, jaburama, jabuaçú, mastruz e nhambu. É uma planta do tipo compositae, da família asteraceae. Uma herbácea perene que cresce até 30cm/40cm tanto de altura como de comprimento. 


Originária das regiões amazônica e Paraense, muito utilizada na culinária do norte do Brasil, em pratos famosos como o tacacá e o pato no tucupi.

As folhas e flores do jambu possuem um substância chamada espilantol, que é o que faz o "jambu tremer", atribuindo as famosas características de analgesia e dormência, atraindo grande atenção e interesse da medicina, gastronomia, coquetelaria e indústria cosmética. Existem patentes internacionais que dão outros usos, como goma de mascar, creme e enxaguantes bucais e estimulantes sexuais. A cachaça e o licor, por exemplo, já ultrapassaram as fronteiras nacionais. O jambú começou a ser amplamente procurado tanto por apreciadores, quanto por pesquisadores acerca dos anos 1950, quando os efeitos anestésicos e analgésicos do espilantol começaram a ser popularmente notados. Embora o espilantol venha sendo bastante estudado pela medicina,  ainda não existem medicamentos comerciais com essa base. O jambu é internacionalmente conhecido pelo nome Toothache Plant, que significa "planta da dor de dente", por ser comumente usada como analgésico natural, especialmente contra a dor de dente e no preparo para a anestesia em procedimentos odontológicos. 


EFEITOS E USO 


As folhas e flores, quando mastigadas, dão a sensação de formigamento e dormência, como uma anestesia local. Essa planta é usada pelos povos indígenas e ribeirinhos como analgésico e anestésico para tratar aftas, herpes, dores de dente e garganta. Também tem propriedades fungicidas e eficazes no combate a ácaros. A dormência do jambú pode ser usada tanto para fins medicinais quanto, quanto na gastronomia, coquetelaria e na cosmetologia. 



EFEITOS ADVERSOS E CUIDADOS 

O consumo das folhas e flores do jambu pode produzir efeito espasmódico do útero, por isso é contra indicado para gestantes. 


NOSSO PRODUTO


Nossas flores de jambú são cuidadosamente colhidas, desidratadas em estufa ventilada com temperatura controlada para preservar as características da planta, em seguida são selecionadas e embaladas, nessa parceria consciente e sustentável entre o nosso empório e nosso parceiro pequeno produtor e engenheiro agrônomo do Pará.  


FONTES

https://www.apcd.org.br/index.php/noticias/1183/em-foco/29-01-2018/pesquisa-indica-que-substancia-presente-na-planta-do-jambu-produz-efeitos-anestesicos-e-analgesicos 

PLANTAS MEDICINAIS NO BRASIL - nativas e exóticas (2002) - H. Lorenzi e F. J. Abreu Matos 

https://plants.ces.ncsu.edu/plants/acmella-oleracea/

2 comentários

Beatriz

Beatriz

Muito interessante essa fruta estou interessada

Lidenilson Irecê de Araújo, Irecê Bahia

Lidenilson Irecê de Araújo, Irecê Bahia

Olá bom dia, me chamo lidenilson sou de Irecê Bahia, tenho uma pequena horta de jambu de mais ou menos um metro quadrado, e as flores são pequenas, mudas vindas de Manaus, e vi essa que vc postou , e bem maior e diferente das minhas, vc sabe me dizer alguma coisa a respeito, obrigado e me desculpa pelo incomodo.

Deixe um comentário