Como aplicar rapé?

Aplicadores de rapé - Conheça o Kuripe e Tepi!


Os aplicadores de rapé são ferramentas utilizadas para dar e receber o sopro com o rapé, são chamados de Kuripe os autoaplicadores e Tepi os aplicadores usados em dupla. Kuripes e Tepis podem ser feitos de diversos materiais como bambu, madeira, pedra, cerâmica, osso e qualquer outro material que cumpra seus formatos tradicionais, podendo também mudar de tamanho de acordo com o tamanho do rosto da pessoa, no caso do Kuripe, ou com o  capricho de quem os faz, no caso do Tepi. Desenvolvidos pelos indígenas desde os primórdios do rapé, para que o sopro seja feito de forma precisa e segura. O sopro de rapé sempre deve ser recebido com muita atenção e presença, pois não é recomendado que o rapé vá para a garganta, por isso é necessário certa técnica para fechar a respiração na hora de receber o sopro. 


Atenção: É importante lembrar que o rapé é uma ferramenta que pode ter efeitos intensos, por isso não é indicado que seja utilizado pelas primeiras vezes sem o acompanhamento de pessoas experientes. 

Dicas para fechar a respiração ao receber um sopro de rapé:


Escolha um local confortável e seguro, prepare o ambiente, leve água e papel higiênico. 


  • acalme sua respiração > inspire e expire fundo > inspire fundo novamente e prenda a respiração > sopre o rapé - ou indique para que seja soprado (segurando a respiração) > ao fim do sopro, solte o ar com a boca de uma vez (faça som com a boca ao expirar se necessário) > aproveite sua limpeza.

Após a aplicação do rapé, muitos efeitos podem se suceder, incluindo sudorese, náuseas, vômito, queda de pressão, salivação e processos de excreção em geral, o que segundo os conhecimentos nativos, fazem parte naturalmente da limpeza com rapé e são efeitos benéficos e esperados da limpeza física e energética do indivíduo. 

Saiba mais sobre rapé aqui >>>

Deixe um comentário