Cumaru ou Imburana de Cheiro, conheça essa especiaria!

Cumaru ou Imburana de cheiro, 


Cumaru (Dipteryx odorata) é também conhecido como amburana, baunilha brasileira, fava tonka da amazônia, imburana de cheiro, cumarurana, muimapagé, entre outros nomes. É uma árvore aromática medicinal que pode chegar até 30m de altura, nativa da região amazônica, e desde o Acre até o Maranhão. Sua casca, flores, frutos e sementes possuem aroma agradável dado pela produção de uma substância chamada cumarina. As sementes possuem a maior concentração de óleo fixo e de cumarina, os responsáveis pelo cheiro, sendo usadas como matéria prima na confecção de aromas naturais para diversos tipos de produtos, como aromatizante de remédios, em fumo de cachimbo, na confeitaria, na cosmetologia e na perfumaria. O cumaru, conhecido pelos estrangeiros como tonka bean, também vem sendo estimado a décadas pelas indústrias de perfumes européias, sendo provavelmente mais conhecido no exterior do que aqui no Brasil.

Na medicina popular é conhecido como remédio eficaz contra cólicas menstruais e intestinais e tratamento de úlceras da boca. O cumaru possui propriedades cardiotônicas, antiespasmódicas, emenagogas, diaforéticas, anti inflamatórias, analgésicas e broncodilatadoras. 

 

EFEITOS E USO da Imburana de cheiro

 O cumaru pode ser consumido, além da forma de chá ou xarope, como óleo ou extrato. Pode ser usado medicinalmente, sendo popularmente conhecido como tonificante do coração, auxiliar para sintomas da asma, bronquites e congestionamento pulmonar, facilitador do fluxo da menstruação, redutor das cólicas menstruais, estimulador da transpiração, o que contribui para a desintoxicação do organismo, também é auxiliar no combate a estados inflamatórios como feridas, aftas, úlceras e sinusites, redutor de estados de dor, como a do reumatismo e da dor de cabeça, no entanto a cumarina mal administrada pode ser perigosa, por isso é preciso se informar e conduzir o uso sempre com muita atenção. 

O óleo e o extrato de cumaru, além da finalidade medicinal, podem ser utilizados para aromatizar e temperar receitas culinárias, aromatizar fumo, compor cosméticos, perfumes e incensos. 

CUIDADOS E EFEITOS ADVERSOS

A cumarina, princípio ativo contido na casca, frutos e sementes do cumaru, ingerida de forma inadequada ou excessiva pode ser tóxica para o organismo e causar diversos desconfortos, além de fazer mal ao fígado. 

O consumo da planta cumaru é contraindicado nos casos de grávidas, lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com problemas hepáticos. 

NOSSO PRODUTO

Oferecemos sementes in natura de cumaru selecionadas, vindas diretamente de parceiros do Pará. As favas vem envolvidas por uma casca que deve ser removida na hora de utilizá-la. 

 

 

FAVA DE CUMARU (IMBURANA DE CHEIRO)

 SEMENTES DE CUMARU (IMBURANA DE CHEIIRO)

CASCA IMBURANA DE CHEIRO

RAPÉ CUMARU

 

 

 

FONTES 

PLANTAS MEDICINAIS NO BRASIL - nativas e exóticas (2002) - H. Lorenzi e F. J. Abreu Matos 

 

https://www.rxlist.com/tonka_bean/supplements.htm 

 

Deixe um comentário