Sobre o Olíbano
Olibanum, também conhecido como Frankincense, que significa "incenso verdadeiro" ou "incenso puro", é uma resina aromática que contém naturalmente um tipo de óleo volátil que é muito usado para manipular incensos e perfumes. O Olíbano vem das árvores do tipo Boswellia (família Burseraceae), particularmente das espécies B. frereana, B. sacra, B. papyrifera e B. serrata, que são encontradas na Somália, Etiópia, Iêmen, Omã e em algumas partes da Índia e do Paquistão.
Essa resina tinha um enorme valor em tempos antigos, para diversas culturas, como ferramenta religiosa e medicinal.
Olíbano e a espiritualidade
O Olíbano era utilizado ritualística e religiosamente há milênios por povos como Egípcios, Hindus e antigos Babilônios. No Cristianismo foi um dos presentes oferecidos pelos reis magos a Jesus após seu nascimento. Na China e algumas outras regiões orientais o Olíbano era usado como remédio, de uso externo e interno. Era também considerado por muitos na antiguidade como a aspirina, penicilina e viagra daquela época, sendo considerado um remédio para tudo, até hemorroidas, cólicas menstruais e câncer de pele.
Hoje ainda é uma resina bastante estimada, em termos religiosos, especialmente pelos Católicos Romanos e Orientais Ortodoxos, bem como ainda é muito valiosa para produtos cosméticos e nas medicinas orientais. Nos tempos atuais o óleo essencial de Olíbano tem importante papel na aromaterapia.
Antigamente essa resina era tão valiosa quanto ouro, barcos carregados viajavam pelo mundo, até lugares longínquos como a China. Há registros que indicam que o comércio de Olíbano teria tornado os árabes do Sul nas "pessoas mais ricas da terra".
O valor da resina de Olíbano é determinado por sua cor, tamanho e concentração de óleo. A diferença entre solos, microclimas, e os tempos de colheita, influencia na diferença de cor entre as resinas de Olíbano, em geral, quanto mais clara, mais valiosa é. O Olíbano mais fino e valioso do mundo é o cultivado no Omã, um tipo de resina que os antigos chamavam de "suor dos Deuses". Esse tipo valioso é conhecido como Hojari, e vem de um cinturão estreito com um microclima seco e bem particular nas montanhas de Dhofar, no Omã.
EFEITOS E USO
O Olíbano pode ser encontrado principalmente in natura (resina), extração do óleo essencial e em incensos manipulados.
A fumaça do olíbano é um poderoso anti-séptico, podendo auxiliar na prevenção contra agentes infecciosos do ar. Também é muito utilizada em rituais coletivos e individuais em geral e na purificação e proteção dos ambientes.
O óleo essencial é anti inflamatório, cicatrizante, antálgico, descongestionante, anti degenerativo, antitumoral potencial, é indicado para dermatites, quelóides, inflamações articulares, cânceres, bronquite, asma, depressão, agitação, melancolia e bom para meditação, contemplação, luto, desapego, elevação do espírito e da alma.
EFEITOS ADVERSOS E CUIDADOS
Importante sempre checar a procedência do produto e armazenar em local fresco e ventilado.
Deve-se evitar todo o uso de Olíbano durante a gravidez. No caso da defumação, atenção para acender em local ventilado e ser evitado por lactantes e pessoas com problemas respiratórios.
NOSSO OLÍBANO
Nosso carro chefe das resinas é o Olíbano, do tipo Boswellia carterii, cultivado no Egito em uma produção certificada. A qual produz uma resina de ótima qualidade, com grãos uniformes que quando queimados em brasa liberam um cheiro cítrico muito agradável.
FONTES:
O Grande Manual da Aroma Terapia de Dominique Baudoux (2018)
BAUDOUX, Dominique.
4 comentários
Janete
Onde encontrar olíbano?
O óleo a resinar o pó?
ESTER FRANCO
GOSTARIA DE ADQUIRIR O ÓLEO DE OLIBANO DE OMA.
QUAL VALOR
Sônia AP de Sousa Takahama
Moro em Atibaia SP , gostaria de saber onde encontrar o óleo de olíbano vindo de Omã
Sergio de Mesquita Sampaio
Gostaria de adquirir o Olibano na forma líquida resina, ou saber como posso tornar as pedrinhas em líquido!
Obrigado!!