RESINAS PARA DEFUMAÇÃO

Sobre as Resinas:

As resinas naturais são matérias-primas, conhecidas há milênios, com múltiplas aplicações, que envolvem proteção de superfícies, conservação, mumificação, como isolantes e adesivos, são empregadas com fins medicinais e cosméticos, e, ainda, sua queima era usada milenarmente em rituais sagrados e cerimônias em geral como incenso in natura e na fabricação de incensos manipulados. Com exceção da goma-laca, que é de origem animal, todas as outras resinas naturais são de origem vegetal.

A maior parte das resinas de origem vegetal têm origem no metabolismo secundário de árvores ou arbustos das espécies dos grupos das gimnospermas e das angiospermas. São obtidas sob a forma de líquidos espessos, também chamados de gemas, que surgem a partir de cortes nos troncos, que podem ser provocados por elementos naturais (vento, fogo, raios), ou de um modo direcionado com fins comerciais. As gemas, também conhecidas como oleorresinas ou bálsamos, ao perderem os seus componentes mais voláteis (óleos essenciais) por evaporação ou destilação, deixam um resíduo sólido pouco duro (a resina), insolúvel em água mas solúvel em álcool e em hidrocarbonetos, e que quando em contato com o fogo e brasa, liberam aromas diversos e deliciosos. 

São muitos os povos de que se tem registro do uso milenar ritualístico das resinas como Incenso (principalmente o Olíbano e a Mirra), sendo parte exponencial de sua história, desde tempos remotos até hoje. Nas regiões do Egito e diversos outros países da África, Índia, China, Japão, antiga Babilônia, Pérsia, Arábia, Turquia, Síria, também os Astecas, Incas, Maias, Anglo-saxões, e assim chegando então ao Velho Mundo Europeu e consequentemente a todos nós. 

Como utilizar as resinas para defumação:

Defumação com Carvão

A forma mais popular de utilizar as resinas para defumação é usando carvão. Para esse procedimento, é necessário: 

  • uma superfície não inflamável, como uma tigela, bandeja ou prato. De materiais como pedra, cerâmica, vidro ou metal. 
  • um pedaço de carvão que tenha espaço para a resina em cima.
  • a resina da sua escolha, se mais se adequa a você nesse momento.

Na superfície, o carvão em brasa vai ser colocado e por cima deste, a resina. A resina vai derreter e liberar seu aroma e através dele, suas propriedades. 

Neste método é indispensável a escolha de um lugar arejado com bom fluxo de ar, pois produz muita fumaça, o que pode ser prejudicial à saúde, e deve ser evitado por gestantes, lactantes, crianças e pessoas com problemas respiratórios. 

Nunca deixe o carvão sozinho sem supervisão, pois é um objeto incandescente que pode ser perigoso. 

Defumação com Óleo Vegetal

O outro método indicado, que é mais seguro e fácil, apesar de não tão conhecido. Que é a liberação do aroma através do óleo vegetal esquentado pelo fogo, num objeto específico.

Para esse método é necessário:

  • um objeto difusor de aromas (com espaço para vela pequena e em cima para colocar o oleo e a resina), que pode ser comprado como um aquecedor de óleo para aromaterapia (você encontra em qualquer loja que vende velas e suportes) ou feito em casa, e pode ser de materiais como cerâmica, pedra, metal ou vidro, por exemplo.  
  • algum óleo vegetal carreador, de preferência dos mais finos e neutros como semente de girassol, semente de uva, amêndoa e até mesmo o azeite. Evite óleos grossos como argan, jojoba e côco.
  • uma vela pequena tipo rechaud.
  • a resina da sua escolha que mais se adequa às suas necessidades e vontades. 

Coloque uma pequena quantidade de óleo vegetal no recipiente superior. A quantidade dependerá do tamanho do espaço. Normalmente, usam-se de uma a duas colheres de chá. Na dúvida, preencha um pouco menos da metade do recipiente com óleo carreador. É necessário colocar óleo na louça para que a resina se desfaça. Não use água, pois ela evaporará e o efeito não será o mesmo. 

Adicione um pouco da resina de sua escolha no óleo. Se a resina estiver em pó, coloque apenas uma colher de chá. Se tiver vindo em pedaços, opte pelos menores.

Acenda uma velinha e coloque dentro do objeto, na parte inferior que irá esquentar o recipiente com óleo. Use uma velinha sem aroma para evitar a mistura de fragrâncias com o incenso. 

Espere o óleo esquentar. O tempo depende do tamanho e material do recipiente com óleo e da quantidade de óleo vegetal. Normalmente, leva apenas alguns minutos, mas pode demorar mais.

À medida que o óleo esquenta, a resina também aquecerá e liberará o aroma, assim você saberá que o óleo está quente o suficiente quando começar a sentir o cheiro da resina. 

Depois é só aproveitar o aroma e as propriedades terapêuticas. 

Nunca deixe um aquecedor de óleo sozinho e sem supervisão. Embora esse método seja relativamente melhor para a saúde, também pode ser perigoso, pois você estará usando uma chama acesa.

Você pode trocar o incenso e o óleo depois de três ou quatro dias, caso você faça a queima diariamente.  Se não for usar o aquecedor por um tempo, esvazie e limpe com um papel-toalha. Apague a vela e deixe o objeto esfriar completamente antes de limpar.

Atenção para as resinas que possuem propriedades que possam ser contra indicadas. 

Tipos de Resinas disponíveis em nossa loja:

Resinas Naturais

MIRRA - Commiphora myrra - Quênia: indicada para distúrbios nervosos, insônia crônica, alívio de dores, aceleração dos processos metabólicos e melhora do apetite, bronquite e dor de garganta, estimulação da libido em homens e mulheres, remoção de toxinas do corpo, alívio de artrite, gota e reumatismo.
COMPRAR MIRRA >>>

OLÍBANO SAGRADO - Boswellia carterii - Egito: olíbano é um poderoso anti-séptico, podendo auxiliar na prevenção contra agentes infecciosos do ar. Também é anti inflamatório, cicatrizante, antálgico, descongestionante, anti degenerativo, antitumoral potencial, é indicado para cânceres, bronquite, asma, depressão, agitação, melancolia e bom para meditação, contemplação, luto, desapego, elevação do espírito e da alma.
COMPRAR OLÍBANO >>>

DAMAR - Shorea wiesneri - Indonésia: ação antifúngica e antibacteriana, é bastante eficaz contra dores musculares e de cabeça. Tranquiliza, purifica a mente e o corpo, conecta com nosso coração, afasta sensações e sentimentos ruins, inspira e estimula a intuição. 
COMPRAR DAMAR >>> 

BEIJOIM - Styrax tonkinensis - Singapura: possui ação expectorante, antisséptica, desinfetante, antibacteriana, antifúngica, é também relaxante e sedativo, auxilia no sono, no humor e em casos de depressão.
COMPRAR BEIJOIM >>> 

BREU BRANCO (amescla) - Protium heptaphyllum - Brasil: propriedades análogas às do Olíbano. Auxilia nas obstruções das vias respiratórias, bronquite, tosse e dor de cabeça.
COMPRAR BREU BRANCO >>>

COPAL MANILA - Bursera bippinata - Filipinas: auxilia nos campos físico, energético e espiritual. Indicado para depressão, desequilíbrios, purificação de ambientes, renovação energética e limpeza de energias densas.
COMPRAR COPAL MANILA >>>

COPAL NEGRO - Protium grandifolium - Peru: propriedades similares as da Mirra. Age contra a ansiedade e insônia com ação relaxante e dissipadora.
COMPRAR COPAL NEGRO >>>

GUGGAL - Commiphora wightii - Índia: um remédio ancestral para afastar diversas doenças com ações anti inflamatórias, anti escleróticas e antioxidantes. Auxilia a normalizar a produção de hormônios esteróides, estimulando a glândula tireoide. Indicado para asma, otites, casos de ascite, redução de colesterol ruim e obesidade. 
COMPRAR GUGGAL >>>

 

O uso de Resinas para defumação durante a gravidez e amamentação não é recomendado. 

 

Fontes: 
Resinas Naturais • Damar • Damar Resin • Benjoim - GreenMe • Mirra - LifeStyle • Jatobá - CuresDecoded

Deixe um comentário